Follow by Email

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ano Novo Chinês

Primeiramente, quero me desculpar pela ausência... este post era pra ter saído há alguns dias, mas o blog estava com problemas para a postagem e eu estava (estou) passando por muitas mudanças, que requerem dedicação e que acabaram tomando muito do meu tempo. Assim que tudo se consolidar, eu conto pra vocês!

Dia 23 de janeiro iniciou o ano 4010 do calendário chinês, que será regido pelo Dragão! Este ano terminará em 09 de fevereiro de 2013.

Segundo a tradição chinesa, o Dragão vem ao mundo trazendo quatro bênçãos divinas: a riqueza, a longevidade, a harmonia e a virtude. Justos e benevolentes, são, sobretudo, um símbolo de prosperidade material, tendo representado imperadores ao longo dos anos, graças também à sua imagem imponente e venerável.

O Dragão é o único animal do zodíaco chinês que não é real. Devido à sua origem mítica, ele e a Serpente, seu signo companheiro, são associados ao sobrenatural.
Leia mais aqui.
Assim como aqui no ocidente, as festividades de ano novo na China são recheadas de tradições, simpatias e tudo com muito significado e simbologia – como tudo que envolve esta cultura, né??
Essas são algumas tradições para o Ano Novo Chinês:
Na véspera do Ano Novo as pessoas fazem limpezas gerais: limpam e arrumam a casa, cortam o cabelo, fecham as contas, colocam oferendas aos Deuses que cuidam da casa, preparam as roupas...

A cor vermelha, por ser yang e vibrante é a cor predominante durante as comemorações do Ano Novo. As mulheres da família procuram usar um vestido novo nesta cor para assegurar a sorte e um bom ano. Além desta cor, outras cores da sorte são o amarelo e o roxo. Durante a comemoração, lanternas vermelhas são acesas e penduradas diante da porta principal, e só serão retiradas após os 15 dias do Ano Novo. Fogos de artifício são estourados para espantar os maus espíritos.
Leia mais aqui.
Aqui em casa, eu aproveitei as comemorações do Ano Novo Chinês e usei alguns objetos decorativos que por falta de espaço e excesso de consumismo estavam guardados.

Olha só o que eu fiz:
 Roupa de cama que ganhamos da minha madrinha!


Essa cerâmica com o guerreiro eu dei de presente pro Enzo quando namorávamos!


Ainda no quarto, penduramos essa lanterna vermelha!


Lenço que também ganhamos da minha madrinha. Olhem como o adesivo de Bambu também compôs o “clima”!!


Esses deuses eu também dei de presente para o Enzo quando namorávamos e coloquei na bancada entre a sala e a cozinha! Lá atrás deles, a Panela Elétrica de arroz, minha nova paixão, que merece um post exclusivo!!


O Buda, como tem que ficar “de costas pra entrada”, eu coloquei no vasinho que fica na entrada da minha casa.


Outra lanterna vermelha, esta na porta de casa!!

Pelo lado de dentro, na fechadura, o chaveiro escrito “Cristiane”, eu e o Enzo compramos, cada um com o seu nome, também quando a gente namorava (mas ele perdeu o dele e o meu eu tenho dó de usar...).

Nem o vasinho de cactos escapou! Olha a sombrinha chinesa!! Que fofa!!

Durante o dia, eu usei esse colar, que significa “AMOR”!!!

Espero que tenham gostado, eu adorei a decoração temática aqui em casa!!

Não deixem de comentar!
Bjos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário