sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dia de Reis!



Hoje é o dia de Reis, mas o que isso quer dizer?

Os Reis Magos eram Magos e só viraram Reis no século III, para comprovar a passagem que diz “Todos os reis cairão diante dele” (Salmo 72). Eram Magos não no sentido de feiticeiros, mas de Filósofos, Sábios e Astrólogos.

A parte oficial da história, que está na Bíblia, fala pouco sobre os Magos, em Mateus 2: 1-12, lemos: “1.Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém.2.Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.3.A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele.4.Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo.5.Disseram-lhe: Em Belém, na Judéia, porque assim foi escrito pelo profeta:6.E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo(Miq 5,2).7.Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido.8.E, enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo.9.Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que e estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou.10.A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria.11.Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.12.Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.” Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/01/47/2.php#ixzz1iW1P26j4

Ao contrário do geralmente se pensa, cada um dos três Reis Magos saiu de um lugar: Baltazar (do hebreu bithisarea “senhor dos tesouros”) era africano (há quem diga que ele era árabe), Gaspar (do hebreu gathaspa, “o branco”) era indiano e Melchior (do hebreu melichior, “o rei da luz”) europeu.

De acordo com o Portal da Família, “Eles perscrutavam o firmamento e sentiram-se chocados com a presença de um novo astro e, cada um deles, deixando suas terras depois de consultar seus pergaminhos e papiros cheios de palavras mágicas e fórmulas secretas, teve a revelação de que havia nascido o novo Rei de Judá e, que ele, como soberano, deveria, também, prestar seu preito ao menino que seria o monarca de todos os povos, embora o seu Reino não fosse deste mundo”.

A tradição de trocar presentes no Natal surgiu a partir deles, que levaram presentes ao menino Jesus: Ouro, incenso e mirra. O Ouro simbolizava a nobreza, o incenso a divindade e a mirra a paixão de Cristo (ela era usada para embalsamar corpos).

Diz a tradição que quase 50 anos depois eles se reencontraram e morreram na Turquia. Seus corpos foram levados para Milão, na Itália até o século 12, quando foram enviados para a Catedral de Colônia, na Alemanha.

Para os católicos, é o dia de desmontar a árvore, o presépio e toda a decoração de Natal.

Falando em decoração de Natal, aquela estrela que colocamos no topo da árvore simboliza a Estrela de Belém, que guiou os Reis Magos para o local onde Jesus nasceu.

TRADIÇÕES DO DIA DE REIS

Na Europa, essa tradição é tão importante, que o dia de Reis é feriado. Em alguns países como Espanha e Portugal, as crianças deixam sapatos na janela com capim antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar a viagem. Em troca, os Reis Magos deixam doces que as crianças encontram no lugar do capim quando acordam.

Na França, existe um costume antigo de consumir uma espécie de torta doce e recheada, a "Galette des Rois", em todo o mês de janeiro, e principalmente no primeiro domingo de janeiro, Dia de Reis. Ao comprar a galette em "Boulangeries" (padarias) ou "Pâtisseries" (docerias), o francês ganha duas coroas de papel. Essa tradição vem desde a época dos romanos, quando se colocava uma "fève" (fava) seca ou grãos de feijão dentro da torta para se escolher o "Rei do Dia". Quem encontrar a fava na sua fatia, é eleito rei por um dia e tem até o direito de escolher a sua rainha. Atualmente, essa fava seca foi substituída por uma figura de porcelana.

No Brasil, a homenagem aos reis magos é realizada com a Folia de Reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino. A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização. Os integrantes do grupo da folia de reis são: mestre, contramestre, donos de conhecimentos sobre a festa, músicos e tocadores, além dos três reis magos e do palhaço, que dá o ar de animação à festa, fazendo a proteção do menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo. Além desses personagens, os foliões dão o toque especial, seguindo o cortejo.

SIMPATIAS

As simpatias mais comuns neste dia são aquelas com Romã:

· Chupe 9 sementes e engula 3 caroços, jogue três pra trás (um pra cada rei), e três você embrulha e guarda na carteira o ano todo.

· Reúna a família e chupem juntos uma romã e guardem outra na geladeira durante o ano todo.

· Chupe 9 sementes, embrulhe 3 para a “gaveta do dinheiro” (carteira), 3 para a “gaveta do pão” (geladeira, congelador) e 3 para a “gaveta da roupa”.

Para saber mais:


E você tem alguma tradição ou simpatia para o Dia de Reis? Me conte!

17 comentários:

  1. Muito interessante. Não sabia quase nada a este respeito.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do q li sobre os Reis Magos, algumas coisas nem imaginava.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Interessante, obrigada pela visita bjosss

    http://rosacompreto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Já estou seguindo! www.cordemellls.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Boa noite querida,já estou seguindo aqui,(micarla)deixei recado no facebook,bjo e obrigada por seguir.

    ResponderExcluir
  6. Oi,sou da Liga das Blogueiras e vim conhecer e seguir seu Blog,se puder seguir meu Blog também,será muito bem vinda!

    Beijinhos

    http://umamulherbemvestida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oiee querida Interesante o post, aqui hoje é até feriado, a unica tradição do dia de Reis que tho é desamontar a arvore de Natal.!!!
    Seguindo, BjOx
    http://www.belos-cabelos.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi linda,obrigada pelo carinho. Fico feliz por ter gostado dos vídeos de Make :)

    beeijos :*

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante seu post. Aqui não tem tradição e nem simpatia, só me lembro e uma vez quando era criança ter participado de uma festa de Folia, era bem legal...

    Sucesso ;**

    ResponderExcluir
  10. Olá querida!!!
    Obrigada pela visitinha viu?
    é muito bom conhecer pessoas com os mesmos objetivos, isso nos fortalece mais e mais não é mesmo?

    vamos juntas q dá!

    bjinhus

    ResponderExcluir
  11. Na minha família é super tradição. Todo ano tem festa! Adoro. bjus

    ResponderExcluir
  12. Olá amiga tudo bem? Fiquei super feliz com o seu presente que vc ganhou,parabens,agora sigo aqui tambem viu minha linda,beijoss pra vc se tiver facebook e twitter me segue tambem.
    Facebook:http://www.facebook.com/Karolbessa
    Twitter:@KaroleLidia

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada pela visita!! assista o vídeo e de sua opinião e se poder compartilhar eu agradeço =D Beijo grande...

    ResponderExcluir
  14. Oi flor obrigada pelo carinho no meu cantinho seja muito bem vinda,adorei seu cantinho ,parabéns pelo tema abordado,já seguindo seu cantinho,fique com Deus,bjus
    http://blogdasonhagleide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. oi querida faço parte do achei blog e te encontrei lá rsrs, sou o n 61 acaridadenuncafalha.blogspot.com, amei tudo por aki, qta coisa linda, parabéns por tanta criatividade!!!já estou te seguindo, bjs

    ResponderExcluir
  16. eita muito bom 11 achei muito bom seu blog

    ResponderExcluir